Prensa
Noticias Fotos Videos Prensa
Notícia
02/12/2012 12:27
Muzambinho (MG) torna-se capital da canoagem por uma semana
A partir desta sexta-feira (23) a cidade de Muzambinho, localizada no sul do estado de Minas Gerais, se tornará a “capital” da canoagem brasileira. Tudo isso em virtude do 1o. Festival Brasileiro de Canoagem da Juventude, evento que acontece de sexta a domingo sob os moldes do recente Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) e estreia no Brasil na cidade mineira. Logo após o encerramento da competição a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) promove mais uma etapa do Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade, considerado hoje uma referência no cenário esportivo brasileiro. Os dois eventos acontecem com o apoio e organização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULMINAS), e Solidariedade Olímpica.
 
 O 1o. Festival de Canoagem da Juventude é um evento inédito no Brasil e traz ao país o renomado Csaba Szanto, ex-canoísta húngaro na década de 60 e hoje representante da Federação Internacional de Canoagem (FIC) na promoção e desenvolvimento da Canoagem da Juventude em todo o mundo. Szanto também participará no curso de treinadores como palestrante do evento.
 
De acordo com o presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, “Este é apenas um começo do planejamento traçado para tornar o Brasil um centro de desenvolvimento da Canoagem da Juventude e o com apoio que estamos recebendo atingiremos esse objetivo”, ressaltou.
 
O evento é resultado da parceria firmada em 2012 entre o Câmpus Muzambinho e a Confederação Brasileira de Canoagem. Desde o mês de agosto, um projeto de extensão desenvolvido na Faculdade de Educação Física promove aulas da modalidade para cerca de 70 crianças visando à descoberta de futuros talentos que poderão competir nos Jogos Olímpicos.
 
FESTIVAL DA CANOAGEM DA JUVENTUDE
O Festival de Canoagem da Juventude já tem a participação confirmada de cerca de 40 atletas brasileiros. O evento  também contará como seletiva para o Australian Youth Olympic Festival 2013, que se realizará em Sydney, na Austrália, entre os dias 16 e 20 de janeiro. Além da prova na água, os atletas deverão cumprir o teste do Programa DNA, que consiste em 40 questões alternativas, em relação aos temas Olimpismo (origens, filosofia, estrutura e evolução dos Jogos Olímpicos modernos); Desenvolvimento das Competências dos atletas (considera as diversas facetas da carreira de um atleta profissional); Bem-estar e estilo de vida saudável (promove a alimentação saudável e também trata de gestão do stress e da questão do doping no esporte); e Responsabilidade Social.
 
CURSO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES
De 26 de novembro a 2 de dezembro Muzambinho recebe dirigente, técnicos, atletas e profissionais de canoagem de todo o país na realização de mais uma etapa do Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade, programa que está tornando-se modelo no país e que busca a capacitação e excelência técnica dos profissionais brasileiros que trabalham na área.

Os cursos oferecidos serão para Nível I (Auxiliar-técnico) e Nível II (Técnico) sob supervisão do Prof. Dr. Heros Ferreira, coordenador do departamento de Ciência do Esporte da CBCa; o head coach da Canoagem Velocidade da CBCa, Zoltán Bako; o supervisor da modalidade, Sebastián Cuattrin; os técnicos Ákos Angyal e Román Vilchenko, entre outros convidados. Csaba Szanto é convidado especial do evento e importante palestrante no desenvolvimento da Canoagem da Juventude no Brasil.
 
O primeiro nível do curso tem como principal objetivo fornecer aos candidatos conhecimentos e habilidades básicas da modalidade de canoa e caiaque para dar assistência aos técnicos de maior graduação. Os alunos dessa graduação terão a responsabilidade adquirida de auxiliar na preparação e revisão das sessões de treinamento onde terão algumas responsabilidades na estrutura do processo do treinamento.
 
“Já o segundo nível de graduação fornece aos candidatos conhecimentos e habilidades fundamentadas das modalidades para ministrar treinamentos no amplo termo. Os alunos dessa graduação terão a responsabilidade adquirida para preparar e revisar sessões de treinamento onde terão todas as responsabilidades na estrutura do processo do treinamento”, explicou Heros Ferreira.
 
 
Mais informações:
 
1o. Festival de Canoagem da Juventude
http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/554
 
Curso de Formação e Desenvolvimento de Treinadores de Canoagem Velocidade
http://www.canoagem.org.br/pagina/index/nome/inscricoes_-_cursos/id/240
Confederación Suramericana de Canotaje
www.suramericanacanotaje.org
Apycom jQuery Menus